COLEÇÃO ALPENDRE

2015

A ideia da Coleção Alpendre nasceu depois de uma viagem a Muzambinho - que fica no Sul de Minas. ​O objetivo era conhecer as habilidosas artesãs que fazem parte da equipe da marca de roupas artesanais amaria, liderada por Mayumi Ito.  

Lá eu conhecemos muito mais do que hábeis artesãs. Conhecemos mães, filhas  e avós. Conhecemo mulheres fortes, determinadas, resilientes.  Elas nos acolheram com generosidade, passaram café fresco e compartilharam suas inspirações, suas histórias, sua arte.  E nos encantamos, e nos lembramos das mulheres das nossas vidas, avós, tias, mães; das férias de infância, nas brincadeiras no alpendres das avós.

Então quando vimos, já em Muzambinho, num canto do quarto de costura, aquele rolo de tecido feito em tear manual, com uma trama de fios de algodão entremeado por delicados retalhos, nos apaixonamos. 

E foi assim que a história das mulheres de Muzambinho se encontrou com a nossa.

 

Ali mesmo, nasceu uma vontade imensa de continuar a contá-la.

" Era uma vez um alpendre fresquinho, com piso de cerâmica, mureta de cobogó, plantas penduradas. Roseira vermelha no jardim e uma primavera imensa fazendo uma generosa sombra.

A brincadeira?       

 

Balançar, balançar e balançar, admirando no horizonte de céu “azulim”, os campos tons de ocre e o ribeirão, lá do lado de lá do campinho."